sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Twitter ainda vai pegar você;

O Twitter aindta vai pegar você.

Meu perfil no Twitter é http://www.twitter.com/guicamara

Existem inúmeros serviços que aparecem e somem na Internet. Alguns transformam-se em mania e explodem em número de usuários. Um desses serviços e o Twitter[1] que tem o objetivo de enviar uma mensagem a você sobre o que as pessoas estão fazendo.

Para você entender o que é o Twitter basta pesquisar no Google, Twuitter e você encontrarão várias pessoas descrevendo dicas e formas de usar a ferramenta. Os usos da ferramenta de forma corporativa, uso pessoal, usam para difundir novas idéias, notícias rápidas, eventos e atividades artísticas e culturais, enfim, os usos ainda estão em aperfeiçoamento. A tecnologia está ai, mas agora a partir do contato das pessoas com a mesma é que vai se desenvolvendo as funcionalidades e se a mesma vai ser útil ou não para seus usuários.

Primeiro é bom refletir sobre o que o Twitter não é. Ele é um email, não! O email um dos pilares de sustentação de toda rede de computadores. Acho que ninguém usa uma rede de computador sem usar a função de email. Esse tipo de comunicação não exige qualquer referencia a sincronicidade, ou seja, você pode enviar um email e ele ficar esperando segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, décadas (exagerando) para ser lido. Na comunicação do Twitter, espera-se que o receptor do seu texto de até 140 caracteres (não são 140 palavras, o resumo do resumo) receba a informação o mais próximo possível do tempo real, ou seja, é quase a necessidade de uma sincronicidade. Portanto, o Twitter necessita de usuários que estejam constantemente ativos e acompanhando as suas postagens de textos para que sua funcionalidade seja alcançada.

O Twuitter não é um email, porque você não tem a lista de pessoas para enviar o texto a priori. A lista é que te possui, pois quem determina essa relação é a pessoa que decide te seguir. Você no máximo pode optar por não deixar essa pessoa te seguir, mas seus follower (seguidores) são criados e existem a partir do interesse do outro em você. É uma outra via de relacionamento e que lhe procura ou busca relacioanar com você.

Usos do Twuitter e aplicação da tecnologia para você. Usos que são identificados na Internet e que são úteis e portanto, podem convencer a você a utilizar essa ferramenta. Como estamos falando da medicina e saúde, podemos filtrar todas as informações de uso e passar a a lhe apresentar aquelas que atendem a essa demanda.

Referências da Internet:

  • Divulgação de cirurgias passo-a-passo.

Como eu uso o Twuitter:

  • Divulgação para os pacientes do horário de visitas hospitalares. Posso informar aos meus seguidores no sistema horários de visitas hospitalares. Geralmente, não existe uma marcação específica desse horário e a dinâmica dessa visita acontece a partir de pressões ou demandas que aparecem só no dia, então, pode-se atualizar com o twuitter em tempo real, essas demandas para informar aos interessados o melhor horário para essa visita. Um familiar do paciente potencialmente pode acompanhar em tempo real o transcorrer das visitas, receber informações sobre os resultados de exames, se o médico está acompanhando ou caso, etc. Tudo para estimular e aumentar a interação e melhorar a relação médico-paciente.
  • Divulgação de eventos da área que acontecem on-line, presenciais ou não, congressos, seminários, workshop, etc...
  • Acesso a notícias de uma determinada instituição (exemplos: Faculdade de Medicina – UFMG, Conselho Federal de Medicina)

O Twitter também não é um blog, ele é chamado microblog, pois é preso aos 140 caracteres (não são 140 palavras). Com esse número de sinais alfanuméricos quem for prolixo fica de fora. A possibilidade de relatar o cotidiano que é relevante para o indíviduo é um dos charmes dessa ferramenta. O que acontece com você eventualmente, pode até ser notícia no Jornal Nacional, mas a maioria das coisas da sua vida são importantes com certeza primeiro para você, e mais alguns que estão ao seu redor. Relatar esses eventos do cotidiano, então, para esse microuniverso, passa a ser o que o twitter é. Sendo, assim, o registro sumário de coisas que acontecem ao seu redor é que passa a ser retratado no mesmo. Veja que a direção dessa importância é feita, então, pelo dono da conta do Twitter. Você tem o que as redes sociais na Internet buscam, ou seja, fazer com que a sua lista de coisas importantes no seu microuniverso, possa se conectar ou aproximar das coisas que são importantes no microuniverso de outra pessoa. A partir daí você tem o elo que permitirá um adequado relacionamento e utilidade entre seguidores e seguidos e vice-versa (que até não é obrigatório).

Você acha que entende de Twitter, muito bom, mas a nossa conversa ainda não terminou, pois essa “ferramentinha” permite ainda algumas funcionalidades que só o Twitter tem. Preste atenção nisso, pois tecnologia é isso, Você tem um supercelular com mais de 100 funções. Você conhece todas, usa o mesmo apenas como um telefone. Então sai correndo e compre um terminal fixo de telefone. O celular pode ser um reprodutor de MP3, agenda, despertador, lanterna, pode entreter sua filha na hora de dormir, pode ser uma TV, etc.

Com o Twitter é a mesma coisa, será que você conhece todas as funções que a ferramenta permite.

Veja um exemplo. Você quer saber o que as pessoas estão escrevendo sobre medicina. Você quer identificar todas as postagens que tenham usado o termo medicina. Vá ao site que identifica os termos mais utilizados e veja uma estatística sobre o termo procurado. Teste medicina (http://hashtags.org/tag/Medicina).

Informações da Internet já contabilizam mais de 11.000 aplicações que utilizam o twitter como referência. Talvez você não conheça todas, mas pelo menos as mais interessantes. Essas aplicações lançam funcionalidades a mais para o twuitter. Como exemplo, podemos citar o envio de updates via um site, um complemento ao Firefox para leitura e atualização do seu twuitter, o site de estatística de twitter citado acima.

Você tem um url muito grande e que ocupa quase todo o seu limite de caracteres (todos os 140), use um url mais curto gerado pelo site migre.me[2].Além de um URL menor, você poderá acompanhar as estatísticas de pessoas que usaram o seu link na Internet, ou seja, pessoas que clicaram nesse link, que enviaram para outras pessoas. Não é legal.

Todas essas aplicações trazem funcionalidades novas junto com a própria ferramenta original do twuitter.


[1] www.twitter.com

[2] http://migre.me/

Nenhum comentário: