sexta-feira, 10 de julho de 2009

CONSULTE AS INFORMAÇÕES SOBRE A SUA SAÚDE NA INTERNET

1

ROTEIRO

PODCAST

PROGRAMA: A TECNOLOGIA DO COMUM E A SUA SAÚDE

PAUTA: CONSULTE AS INFORMAÇÕES SOBRE A SUA SAÚDE NA INTERNET

Olá a todos, hoje o programa: A tecnologia do comum e a sua saúde irá discutir os bancos de dados on line que disponibilizam informações sobre a sua saúde nesse programa chamado: Consulte as informações sobre a sua saúde na Internet.

Em tempos de WEB 2.0 que a informação qualquer que seja é colocada na rede por parte de seus usuários, os dados e informações sobre a saúde de cada indivíduo, da sua família podem ser armazenados na rede e como são informações fundamentais para vida de todos não ficariam de foras de serviços que já são disponíveis na rede.

As informações sobre a sua saúde como resultados de exames complementares, receitas médicas, relatórios médicos, datas de consultas, histórico de exames devem ser conhecidos pelo paciente e para que esse possa utilizá-las da melhor forma.

Quem deve ter acesso a essas informações é o próprio paciente, seus familiares e seus profissionais de saúde. Ás vezes, o paciente é atendido por mais de um médico, em diferentes eventos e contatos com profissionais e todos esses momentos devem ser capturados e registrados.

Você como paciente vai viajar, precisa de um novo relatório, quer encaminhar algum resultado dos exames já realizados para alguém? A informação é sua e deve estar disponível quando você mais precisa da mesma.

Temos até um termo associado a essa posse das informações por parte do paciente, ou seja, empowerment. Um termo que indica a força que tem as informações e que as tecnologias da informação são criadas exatamente para permitir essa disponibilização. A informação tem que estar disponível para aqueles que necessitem ou que devem tomar decisões no momento exato da sua necessidade. Sendo, assim, você estará controlando o poder daquilo que é vital para sua vida, para você planejar seus cuidados de saúde, para melhorar a sua qualidade de vida. Essa característica de apropriação das informações sobre o seu estado de saúde, passado, presente e seu planejamento futuro, contribui com a promoção da sua saúde e a Internet pode ser uma ferramenta para atingir esse objetivo.

Já temos alguns serviços de gigantes do setor de informática que já entenderam que a saúde é um item fundamental na vida das pessoas. Serviços disponibilizados pela Google como o Google Health[1] e pela Microsoft com o Microsoft Health Vaught[2], já fazem com que qualquer usuário da grande rede possa construir de forma gratuita um banco de dados com informações de saúde que estejam disponíveis 24 horas On Line.

Você quer acompanhar informações e dados de fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares. Eu sempre achei que os valores de colesterol no sangue, o bom colesterol - o HDL - e o mal colesterol – o LDL devem ser informações que você deve guardar de cabeça na memória como o número do CPF ou de identidade, ou o telefone da sua casa. Para essa opção a Associação Americana de Cardiologia[3] já disponibiliza um site que o usuário digita suas informações de saúde, resultados de exames, hábitos de vida como atividades físicas realizadas, informações sobre o tabagismo que a pessoa possa ter, história de doenças cardiovasculares e no final o usuário recebe informações sobre o seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares e até quais medidas são necessárias para o usuário tomar para corrigir os problemas detectados e diminuir o risco de doenças.

Existem inúmeras informações que são impossíveis de serem guardada apenas com referência a nossa memória. Se você imaginar que uma avaliação cardiovascular que se inicia com a consulta e depois com a realização de diversos exames como eletrocardiogramas, testes ergométricos, cintilografias, cateterismos e até cirurgias ou outros procedimentos de revascularização como angioplastias. Todas essas informações podem até ser armazenadas por 10 a 30 anos em alguns casos, ou seja, haja espaço na nossa cabeça para guardar tudo isso.

Algumas dessas soluções de armazenamento on line das informações de saúde já estão disponíveis em inglês e o próprio serviço da Microsoft ainda não chegou no Brasil, mas com certeza, eles não devem demorar a chegar por aqui, ou até termos mais opções em nossa língua e de mais fácil acesso pelos brasileiros.

Para aqueles que não querem esperar algumas soluções locais já podem ser utilizadas.

Em nossa região possuímos um grande hospital de referência que está disponibilizando via Internet os resultados de exames complementares laboratoriais[4]. Dessa forma, o usuário pela rede pode ser acesso a esses resultados.

Em nossa clínica privada, chamada Clínica Viver – Vida Valorizada em Reabilitação[5] já estamos realizando a utilização de um serviço que nos permita disponibilizar as informações relevantes do paciente para ele mesmo.

Usamos um sistema de prontuário eletrônico que disponibiliza as informações do paciente On line, mediante uma senha, login de acesso, e código de liberação dos relatórios que o paciente recebe ao se cadastrar em nosso serviço. A nossa solução utiliza o prontuário eletrônico da CentralX – o seu sistema Hidoctor[6] - que já tem a função de sincronização com a Internet de todas as informações armazenadas do paciente.

No momento, estamos utilizando essa solução com nosso programa de avaliação da saúde cardiovascular em empresas. Estamos realizando avaliações de saúde cardiovascular de empregados de uma empresa e disponibilizamos essas informações para os mesmos via o nosso sistema na rede.

Também estamos utilizando essa tecnologia para disponibilizar informações de atletas de futebol profissional para o clube e para os atletas que podem estar sempre em transito ou transferendo-se para instituições diversas que necessitem seus históricos médicos.

Nossos pacientes de reabilitação cardiovascular também são grandes usuários, pois além das informações médicas, precisamos agregar para os mesmos informações sobre aspectos nutricionais e de atividade física do programa de exercícios, bem como suas avaliações físicas realizadas em programas de reabilitação que duram várias meses.

Percebam que esses sistemas de banco de dados de informações médicas on line tem algumas características que são fundamentais e que devem ser incorporadas ao mesmo por qualquer desenvolvedor, ou seja:

  • Ferramentas que permitam que entidades ou serviços parceiros possam atualizar informações do indivíduo no banco de dados principal do paciente. Qualquer visita ao médico, consultas, exames realizados poderiam ser enviadas para esse local de centralização das informações.
  • O sistema deve incorporar informações de toda a família e durante toda a vida do individuo, então, incorporando a saúde da criança, do adulto, da mulher, etc...
  • Não pode ser apenas o registro das informações puramente médicas, mas também incorporar informações dos hábitos de vida como dieta, hábitos de exercícios físicos, comportamentos de risco dentre outras informações ligadas a qualidade de vida e não apenas a doenças.
  • Deve fornecer relatório de tudo a qualquer momento.
  • Deve indicar de forma ativa sugestões de mudança de comportamento ou vinculadas a melhor qualidade de vida do indivíduo.

Finalmente, a impressão é que no futuro, todos teremos esses bancos de dados de informação médica disponíveis, ou seja, você ainda vai ter o seu.

Se você gostou ou quer indicação dos links dos sites ou serviços apresentados nesse programa, Visite nossa página na Internet[7] e procure mais informações em nosso blog[8]. Também estamos disponibilizando informações que possam ser interessantes para você através do nosso Twitter[9] .

Em nosso blog assista os vídeos-cast e apresentação dos diversos serviços de banco de dados de informações médicas na Internet. Lá você vai encontrar também alguns tutoriais que ensinam como realizar a consulta as informações do prontuário eletrônico dos nossos pacientes.


[1] https://www.google.com/health/p/

[2] http://www.healthvault.com/Personal/index.html

[3] http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=3003499

[4] http://extranet.hmarciocunha.com.br:9080/Internet_Hmc/

[5] HTTP://www.vidavalorizada.site.med.br

[6] HTTP://www.hidoctor.com.br

[7] HTTP://vidavalorizada.com.br

[8] HTTP://www.vidavalorizada.blogspot.com

[9] HTTP://twuitter.com/guicamara

5 comentários:

admin disse...

Você já viu o OnLine Doctor (www.onlinedoctor.com.br)?

Aleatorius disse...

Caro colega,

Conhece o www.centralx.com.br/saude ?

Deve ser o que vc está procurando.

Abraços

paraneura disse...

me interessei pela sua clinica e queria fazer um contato com você , porém o site da clinica parece q esta fora do ar, por favor poderia me passar o seu email, para eu poder realizar um contato com você.
obrigada
meu email e nathyalvescosta@yahoo.com.br

Dra Leandra Carneiro disse...

Tenho batido muito nessa tecla do compartilhamento de informações médicas aqui no Brasil lá no Tecnologia da informação e Medicina (http://timedicina.blogspot.com). Mas ao que me parece, aqui no nosso país a maioria das entidades médicas vê isso como uma possibilidade extremamente remota. O presidente Obama investirá U$ 20 bilhões nos próximos anos para incentivar médicos e hospitais a usar sistemas eletrônicos de saúde focados principalmente no intercâmbio de informações no sistema de saúde. E aqui ainda se tapa o sol com a peneira. =[

Dra Leandra Carneiro disse...

Me esqueci no post acima...
Conhece o P2D?? É muito bom e todo baseado na web: http://p2d.com.br