terça-feira, 4 de novembro de 2008

Educação inovadora - Moran: Professores e gestores previsíveis e os inovadores

Educação inovadora - Moran: Professores e gestores previsíveis e os inovadores

Achei o seu texto e a caracterização dos nossos personagens institucionais muito reveladora. Parece até uma descrição ou roteiro de uma "novela" ou um "filme", onde passamos a observar a reprodução dos comportamentos citados.

Só que essa novela está em nossas instituições e bem perto de todos nós. Portanto, não é ficção.

Sou Professor novato, acho que um pouco, idealista ou talvez Humanista. É bom saber que esse tipo de comportamento no ensino existe e enfrenta dificuldades para seguir o seu caminho. Podemos ter um pouco mais de energia ou motivação ao saber que existem obstáculos, mas que podem ser vencidos.

Não só entre os colegas e professores existem os comportamentos que o Professor Moran citou. Também temos que colorir essa nossa dramaturgia com outros personagens como os alunos que muitas vezes podem também querer o caminho mais curto e mais fácil de ser apresentado ao conhecimento que precisa obter.

Ser humanista ou inovador também é lidar com esses personagens e também é tentar transformá-los.

Minhas prática é com cursos de medicina e que é uma área que desfila todos os personagens citados na "novela" do Professor Moran. Veja que hoje já temos inúmeras novas instituições, todas "novatas" e que precisam repensar a sua maneira de formar os novos médicos.

Textos como o do Professor Moran podem servir com um luz e um alento para essas instituições "novas" ou reformuladas a luz do humanismo e da inovação.

Vou reproduzir o mesmo e divulgar para meus colegas a referência do autor.

Nenhum comentário: